quinta-moléstia - определение. Что такое quinta-moléstia
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:     

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое quinta-moléstia - определение

Moléstia reumática; Reumatismo infeccioso
  • A febre reumática aparece algumas semanas depois de uma infecção por estreptococos, por exemplo uma [[faringite estreptocócica]](imagem).
  • Coraçao aberto revelando válvula mitral e cordas tendinosas endurecidos e ventrículo hipertrofiado.

Quinta justa         
O intervalo de quinta justa é um intervalo entre duas notas distantes entre si 7 semitons, ou 3 tons e meio. Por exemplo, a quinta justa de C é G, a de C# é G#, a de D é A, etc.
Quinta Vigia         
  • A Princesa Charlotte de Habsburg no mirante da Quinta Vigia - 1922
QUINTA NO FUNCHAL, MADEIRA
Quinta das Angústias; Quinta Lambert
A Quinta Vigia , também conhecida como Quinta das Angústias e Quinta Lambert, é uma quinta localizada na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, que funciona como residência oficial do presidente do governo da Região Autónoma da Madeira, território português.
quinta-moléstia      
s.f.
-infect doença exantematosa da infância, às vezes epidêmica, semelhante à rubéola; quinta-doença
-gram pl.: quintas-moléstias
-etim quinta + moléstia ; ver qüinqü(e/i)- e 2 mol-

Википедия

Febre reumática

Febre reumática é uma doença inflamatória que afeta o coração, articulações, pele e cérebro. A doença tem geralmente início duas a quatro semanas após um episódio de faringite estreptocócica. Os sinais e sintomas mais comuns são febre, várias articulações dolorosas, movimentos musculares involuntários e ocasionalmente uma lesão não pruriginosa denominada eritema marginatum. Em cerca de metade dos casos a doença afeta o coração, causando lesões nas válvulas cardíacas. Esta condição denomina-se doença cardíaca reumática e geralmente aparece após repetidos episódios de febre reumática, embora possa ocorrer após um único episódio. As válvulas lesionadas podem causar insuficiência cardíaca, fibrilação auricular e infeção dessas válvulas.

A febre reumática tem origem numa infeção da garganta pela bactéria Streptococcus pyogenes. Nos casos em que essa infeção não é tratada, cerca de 3% das pessoas desenvolve febre reumática. Acredita-se que o mecanismo subjacente envolva a produção de anticorpos contra os tecidos da própria pessoa. Devido a fatores genéticos, algumas pessoas têm maior probabilidade do que outras de desenvolver a doença quando são expostas à bactéria. Entre outros fatores de risco estão a desnutrição e a pobreza. O diagnóstico de febre reumática tem por base a presença de sinais e sintomas, a par de evidências de uma infeção por streptococcus recente.

O tratamento de pessoas com faringite estreptocócica com antibióticos, como a penicilina, diminui o risco de desenvolver febre reumática. Para evitar a má utilização de antibióticos, geralmente são feitos exames às pessoas com garganta inflamada para detectar a presença de streptococcus, embora isto nem sempre possa ser realizado nos países em vias de desenvolvimento. Entre outras medidas de prevenção estão a melhoria do saneamento. Em pessoas com febre reumática e doença cardíaca reumática, são por vezes recomendados longos períodos com antibióticos. Na sequência de um ataque a pessoa pode regressar gradualmente às atividades normais. Quando se desenvolve doença cardíaca reumática o tratamento é mais difícil. Em alguns casos pode ser necessária cirurgia para substituir ou reparar as válvulas cardíacas.

Em cada ano cerca de 325 000 crianças têm um episódio de febre reumática. Em 2012, cerca de 33,4 milhões de pessoas tinham doença cardíaca reumática. A idade mais comum para o desenvolvimento de febre reumática é entre os 5 e 14 anos de idade. Apenas 20% dos primeiros episódios ocorre em idade adulta. A doença é mais comum nos países em vias de desenvolvimento e entre povos indígenas dos países desenvolvidos. Em 2015 foi responsável por 319 400 mortes, uma diminuição em relação às 374 000 em 1990. A maior parte das mortes ocorre nos países em vias de desenvolvimento, em que anualmente morrem 12,5% das pessoas afetadas. Acredita-se que as primeiras descrições da doença remontam pelo menos ao século V nos textos de Hipócrates. A doença tem este nome devido à semelhança com os sintomas de outras doenças reumáticas.